quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Mike Stern - Nervoso e Refinado

Mike Stern se tornou conhecido por seu trabalho com Miles Davis, Billy Cobham, Jaco Pastorius, Blood, Sweat & Tears,Brecker Brothers entre outros.Mike gravou vários álbuns solo, foi eleito o melhor guitarrista de jazz pela revista Guitar Player,alem de varias indicacões ao Grammy..Ficou conhecido no mundo da música quando foi tocar com Miles Davis,que estava lançando seu primeiro álbum em oito anos ("The Man with a Horn") inclusive esse foi o primeiro disco que ouvi do Miles e foi chocante...pois era Jazz,Funk,mas com uma grande pegada roqueira (Escute o solo de Mike na musica Fat Times),faixa que abre o disco,misturando fraseado do Be-Bop,mas com muita distorcao (Pedal Distortion Boss famoso laranjinha),muito volume sendo adepto de sempre usar a guita em estereo ( dois amplis) e bends nervosos (totalmente sangue nos óio como a gente costuma dizer).O abuso de drogas provavelmente devido a convivencia com  Miles era pesado. Há rumores que antes de Jimi Hendrix morrer,Miles sonhava em gravar um disco com Hendrix, mas isso nunca chegou a acontecer. Miles era um grande fã da guitarra elétrica e não é nenhuma surpresa que o estilo de Mike o chamou a atencao,como ja disse antes uma mistura entre o Be-Bop, Blues e um som distorcido com muita energia.
Mike ficou com Miles durante 3 anos, gravou três álbuns e fez inúmeras apresentações ao vivo, mas devido a seus problemas de abuso de drogas e álcool, ele foi convidado a sair por Miles.Juntou-se ao Mestre do contrabaixo Jaco Pastorius.Mas Jaco, também estava atolado nas drogas por esse tempo.Na banda de Jaco, Mike fez uma turnê no Japão.
Depois que ele saiu da banda de Jaco Pastorius em 1985, ele limpou sua vida pessoal e voltou a tocar com Miles,substituindo John Scofield, que estava saindo para uma carreira solo.Mas antes disso gravaram o maravilhoso disco Star People juntos. Mike Stern e John Scofield duas guitas. Nessa época ele lançou seu primeiro álbum solo"Upside / Downside" em 1986,esse foi tambem o primeiro disco que ouvi dele,que continua sendo o  meu preferido,principalmente pelas belissimas baladas Little Shoes,Goodbye Again e After You,onde ele mostra seu bom gosto,musicalidade alem de um belissimo som limpo com Chorus (Apesar dele afirmar em um workshop que fui que nao usa chorus e sim um Pitch Shifter levemente "desafinado" para dar o efeito de Chorus) e as pedradas Scuffle,e Mood Swings (que conta com Jaco no baixo). Após a turnê com Miles, Mike se tornou membro da banda de Michael Brecker, Alem de diversas participacoes em outros projetos,Grande Referencia e um dos meus preferidos do Jazz Fusion..
 

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Dimebag Darrell (R.I.P) - Genio do Metal

Dimebag Darrell nasceu em Dallas, no Texas, filho de Jerry Abbott,compositor de música country. Seu pai era dono de um estúdio de gravação na cidade de Pantego, Texas, onde Darrell viu a performance de muitos guitarristas de blues,e country, inspirando-o mais tarde a aprender a tocar o instrumento. Logo,Dimebag começou a participar de concursos estaduais de guitarra e com 16 anos foi proibido de participar porque ganhava todos
Dimebag vem da escola classica da guitarra pesada com influências musicais de, AC/DC, ZZ Top, Kiss, Judas Priest, Iron Maiden, Metallica(antigo),seus guitarristas favoritos eram Randy Rhoads, Eddie Van Halen, Ace Frehley,Billy Gibbons,Toni Iommi e seu grande amigo e parceiro de bebedeiras Zakk Wylde.
Primeira vez que ouvi Dimebag foi no album Cowboys From Hell do Pantera, e lembro que o que me chamou atencao foram,bases extremamente pesadas porem com muito groove coisa rara no Metal ate entao,ai quando ele solava a casa caia,pois me passava a mesma alegria do Eddie Van Halen,detonando tecnicas da guitarra moderna demonstrando total intimidade com o instrumento, e no meio desse turbilhao ele ainda mandava lindas frases de Blues,que dava outra atmosfera para as musicas tensas do Pantera,outro ponto que me chamou atencao,foi o fato dele ser um virtuose no nivel dos acima citados,porem antes de tudo era um garoto amante do Metal,ou seja um verdadeiro Headbanger.
Sua morte de forma tragica em cima do palco foi algo devastador para os amantes da guitarra e deixou uma lacuna que ate hoje nao foi preenchida.
Em memória a Dimebag várias bandas, revistas, jornais, programas de TV e algumas celebridades, todas internacionais, se pronunciaram ou fizeram projetos em memória deste guitarrista. Dentre estas homenagens, uma das mais respeitadas é a da banda Black Label Society em seu clipe In This River..Mas acredito que a homenagem mais especial foi de Eddie Van Halen que entregou sua guitarra preta e amarela utilizada no disco Van Halen II para ser enterrada junto com Dime.
O mais louco de tudo.Tenho uma entrevista do Dime e o Zakk Wylde juntos numa Guitar World antiga,onde eles revelaram que na epoca haveriam negociacoes com Eddie Van Halen para gravarem um album de guitarras no estilo G3 do Metal,mas infelizamente acredito que o mundo nao estava preparado para isso.
 

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Tiguez Luthier conserta guitarra quebrada de Robb Flynn do Machine Head

Meu amigo e um dos melhores luthiers do pais Tiguez Luthier, e o Davi Tiguez, colaram o headstock da B.C. Rich do Robb Flynn da banda de metal americana Machine Head. Que moral hein Tigas?? Viva o talento e trabalho brasileiro !!!!. Dá uma olhada no vídeo, o momento em que a guitarra quebrou.
Pra quem nao conhece...sinta o peso do Machine Head um dos melhores sons de guita do metal moderno 

terça-feira, 11 de outubro de 2011

George Lynch e e sua bela sala de gravacao...no deserto


Todo guitarrista que se preocupa com Timbre e Som de Guitarra sonha com uma bela sala de estudio pra poder socar o volume e tirar o melhor dos amps.Mas George Lynch nao se contentou e foi buscar a ambiencia natural do deserto da California,(onde com certeza nao tem vizinhos chatos que reclamam),pra poder gravar os solos dos seus trabalhos.
Devido á inspiracao do visual,ele batizou o estudio de George Lynch's Solar Studio...Onde ele fica bem a vontade com sua guita chegando a ser ouvida a uma milha de distancia (aproximadamente 1 kilometro e 600 metros).Deve ser realmente muito inspirador ver esse visual e ouvir o som da guita indo embora no espaco do deserto.Um dia ainda terei um espaco assim...kkkkk

domingo, 9 de outubro de 2011

Ritchie Blackmore - Em estudio

Mestre Ritchie Blackmore em estudio,gravando um belissimo solo para uma versao de Smoke on the Water.
O curioso aqui é que nessa versão o tom original (Gm),foi mudado para Bm, alem do groove meio Big Band , meio Latin , e uma sessão de metais ao fundo.
No inicio do video ele explica como deve ser tocado o riff , pois a maior parte dos guitarristas a vida inteira o tocaram errado ,e mostra que entre as notas do riff existe sempre uma Tonica Pedal, sendo intercalada com o riff . Nota essa que ele toca com o dedão. Depois ele simplesmente detona um solo extremamente inspirado,com seu maravilhoso som de guitarra e pegada unica com bends de matar,isso sem falar no fraseado.Por isso que ate hoje é uma das maiores influencias de praticamente todo guitarrista virtuoso de Rock, quando se fala em Timbre,Pegada,Bom Gosto e Tecnica.

 LOUD GUITARS 4 LIFE!!!!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Oitão Hardcore - Em estudio


Em estudio com OITÃO - Em breve Split com Broken Heads e gravacão do nosso primeiro DVD em Manaus
Pra quem ainda não conhece confira o video da musica Solidão do nosso primeiro disco chamado Quarto Mundo

Tadeu Dias - Guitarra,Composicão e Backing Vocals
Ed Chavez - Baixo e Backing Vocals
B.A - Bateria
Henrique Fogaca - Vocal

HARDCORE METAL BRUTO !!!! RIFFS E PALHETADAS VENENOSAS

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Zakk Wylde - Tocando uma guita no Tour Bus e no camarim - Demais


Esse video foi um achado...Mostra Zakk bem a vontade no Tour Bus em meio a algumas cervejas e videos pornos ( Rock n Roll) ...dando uma praticada sempre com sua bela patada (kkk...).Com uma semi-acustica,e um belo som Clean,simplesmente ele destroi.Tocando,Country,Blues e ainda tirando uma onda no Jazz.
Na sequencia ele no camarim do Black Label Society dando uma aquecidinha,e revelando que nunca esta satisfeito com o que toca,sem contar toda adrenalina que rola antes de subir no palco...Vale a pena conferir

LOUD GUITARS 4 LIFE

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Mestres - EDDIE VAN HALEN

"O que costumo dizer é que os solos são como uma trapada: Se você ficar preocupado com o seu desempenho, você está ferrado!"
"A melhor hora para compor é quando estou no banheiro."
"Quando estou no palco, não penso em nada, juro! É como fazer sexo!"
"Uma vez, Ted Nugent veio ver nossa passagem de som e quis experimentar o meu equipamento. Eu disse: Tudo bem, vá em frente! O som que saiu foi o do Ted Nugent. Ou seja, não importa muito qual equipamento você está usando. O seu som está nos seus dedos e na sua cabeça".
''Todo mundo me achava estranho por ficar todos os sábados a noite tocando guitarra. Todo mundo saía pras baladas... Mas aí depois que eu aprendi a tocar guitarra eu podia comer todas as b!@#$$ que eu quisesse!"

Steve Vai - Tocando com sua velha Stratocaster - Video Raro G.I.T 1984

Este video raro é de um workshop no G.I.T ( Guitar Institute of  Technology - L.A).no ano de 1984.
Curto muito essa fase do Steve Vai quando utilizava suas Stratocasters envenenadas, na epoca em que tocava com Frank Zappa,David Lee Roth e tambem durante sua passagem no Alcatrazz (substituindo Yngwie J. Malmsteen)
 Aqui ele interpreta a belissima balada do album FlexAble chamada Call it Sleep,onde ele detona belas frases com som limpo com certa influencia do Jazz e simplesmente detona tudo quando liga o Drive.Tudo isso com o maravilhoso timbre da velha Fender Stratocaster e sem todo teatro (digo guitarras transparentes,de varios bracos,luzes,vestimentas e tals) de hoje em dia...apenas Guitarra,Cabo,Ampli,Delay e Wha-Wha...


segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Mestres - JIMI HENDRIX

"Ele (Jimi Hendrix) tomava café da manhã empunhando sua Strato" - Chas Chandler ( Ex-empresario)
"Hendrix foi um dos mais dedicados músicos que conheci" - Eddie Kramer ( Produtor)

Carl Verheyen - Bom Gosto e Timbre dos Sonhos


Com 40 anos de guitarra nas costas, Carl criou sua carreira multifacetada.
Ele é um aclamado guitarrista,compositor,produtor e professor,com 11 CDs e dois DVDs ao vivo lançados mundialmente.
Considerado um virtuoso da guitarra, toca diversos estilos com extremo bom gosto,técnica impecavel,timbres maravilhosos vindos de instrumentos vintages,pedais analogicos e uma bela colecao de amplificadores valvulados,alem de um vasto conhecimento de intervalos que por vezes chega a lembrar Eric Johnson.
Faz parte da elite dos musicos de estudio de Los Angeles, tocando em centenas de discos, trilhas sonoras de filmes e programas de televisão. Carl ja saiu em diversas revistas de guitarra no mundo todo ensinando  tecnicas modernas da guitarra.Ganhou inúmeros premios e honras musicais nos EUA, Alemanha, França, Itália e Reino Unido.
Um membro do grupo Supertramp desde 1985.